sábado, 18 de maio de 2013


Sociedade Dividida

A sociedade feudal se dividia em três ordens principais: nobres, membros de clero e servos.
• Nobres (Bellatores, palavra latina que significa “guerreiros”) – ordem dos detentores de terra, que se dedicavam basicamente às atividades militares. Em tempos de paz, as atividades favoritas da nobreza eram a caça e os torneios esportivos, que serviam de treino para a guerra.
• Clero (Oratores, palavra latina que significa “rezadores”) – ordem dos membros da igreja católica, destacando-se dirigentes superiores, como bispos, abades e cardeais. Os dirigentes da Igreja administravam suas propriedades e tinham grande influência política e ideológica (isto é, na formação das mentalidades e das opniões) sobre toda sociedade.
• Servos, compreendendo a maioria da população camponesa, os servos realizavam os trabalhos necessários à subsistência da sociedade. A condição de servo implicava uma série de restrições à liberdade. Ele podia ser vendido, trocado ou dado pelo senhor, não podia testemunhar contra homem livre, não podia tronar-se clérigo, devia diversos encargos. Porém, ao contrário do escravo clássico, tinha reconhecida sua condição humana, podia ter bens e recebia proteção do senhor.
Essa organização social, rígida e praticamente sem mobilidade entre as ordens, era definida pela elite do clero e da nobreza como uma forma de manter seus interesses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário