sábado, 29 de junho de 2013

Renascimento cientifico

Começa a criar raízes no século XVI , onde ocorre o desenvolvimento de vários ramos da ciência. A contribuição do renascimento foi o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as praticas cientistas avançaram.
Os destaques do renascimento cientifico foram Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnio. Da Vinci, teve habilidades em muitos campos da ciência e com isso investiu em muitos instrumentos, inclusive bélicos, em outros casos ele aprimorou mecanismos.
Copérnio deu sua contribuição no aumento do conhecimento da matemática, mecânica e astronomia. Criou a teoria heliocêntrica, onde afirmava que a Terra gira em torno do sol, indo contra a ideia medieval, que a terra era o centro do universo.
As ciências naturais também progrediram.
Na medicina, Miguel de Servet e Willam Harvey, descobriram o funcionamento da circulação sanguínea. Ambroise Paré, defendeu a ligação das artérias em vez da tradicional cauterização para estancar hemorragias, e André Vessalio , o "pai da anatomia" que publicou sobre o primeiro livro sobre a anatomia humana.
O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário