domingo, 17 de novembro de 2013


O TRABALHO MODIFICA O SER HUMANO?

O trabalho carrega desde sua origem a imagem de algo duro e sofrido. Muitos vêem o trabalho apenas como um meio de ganhar dinheiro e um mal necessário.
Com a globalização, o mundo pode trabalhar de forma mais especialiazada e uniforme, compondo um grande sistema.
O capitalismo tambérm influenciou a visão que temos do trabalho. Vivemos num mundo extremamente consumista, onde ter é mais importante que ser, onde temos tudo ao alcance de um click e os livros já não são tão atrativos. Somos tão competitivos que já não é nos permitido errar e a ética pode ser passada para trás.
Aquela idéia de suplício, que o trabalho nos passava é apagada de nossa mente com prazeres momentâneos e oportunidades vazias. Será que não estamos dando mais atenção ao nosso trabalho do que a nossa própria família?
Não se trabalha mais por dignidade, independência ou para suster nosso lar, trabalhamos para sanar nossos desejos individuais. O princípio que nos rege é o egoísmo. Não nos importamos com os sentimentos ou dificuldades que os outros têm, porque estamos focados somente em nós. Será que o amor dos homens esfriou? O trabalho só modifica o ser humano quando nós permitimos que assim o seja.
Não devemos temer se as máquinas ocuparão os lugares dos homens, mas sim se não nos tornaremos assim como as máquinas são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário