sábado, 3 de agosto de 2013



Reforma protestante

A reforma protestante se deu pelo descontentamento da população e dos reis com os abusos cometidos pela Igreja Católica, como por exemplo a venda de indulgências, e por uma mudança na visão do mundo, fruto do pensamento renascentista.

Desde o final da idade média a Igreja Católica já vinha perdendo sua identidade. O homem passa a ler e então formar uma opinião critica, começaram a buscar a explicações das coisas na ciência.


Reforma Luterana

Martinho Lutero, insatisfeito, resolve desafiar a Igreja e prega na porta da igreja da cidade de Wittenberg, 95 teses criticando a doutrina católica. Ele foi perseguido, mas recebeu a proteção dos reis e príncipes da época. Assim formou o Luteranismo.

Reforma Calvinista

João Calvino afirmava que a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto, atraindo assim muitos burgueses. Formou o Calvinismo, onde pregava também que as pessoas já nasciam com a vida definida.

Reforma Anglicana

Henrique VIII queria diminuir o poder da Igreja Católica, já que era muito poderosa naquela época e interferia na política. Assim pede ao papa que cancele seu casamento para se casar com a irmã da amante. O papa se recusa, pois se aceitasse significaria que Henrique era o mais poderoso pois poderia quebrar as regras da Igreja Católica. Henrique descontento rompe com a Igreja Católica, retira uma parte de suas terras e funda o anglicanismo, aumentando seu poder e suas posses.

Contra-reforma Católica

Preocupados com a perda de fiéis se reúnem com a intenção de criar um plano de reação, resolvem catequizar os índios, proibindo de os escravizarem, apenas os negros poderiam ser escravizados, que eram considerados sem alma. Também decidem criar o Index Librorium Proibitorium, livros proibidos pela Igreja Católica, para evitar a propagação de ideias contrarias. Retomam o tribunal do Santo Ofício, para punir e condenar os acusados de heresias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário